domingo, 16 de maio de 2010

Power Domingo - Power Metal (O Começo)

     Caros leitores, todo o domingo vou por alguma coisa sobre o Power Metal. Pra começo de conversa vou explicar o que é power metal. Power Metal para mim é a "cria" do Heavy Metal mais bem sucedida. Ela começa por volta de 1980 com a banda alemã Helloween, formada por Michael Weikath (guitarra), Kai Hansen (guitarra e vocal), Markus Grosskopf (baixo) e Ingo Schwichtenberg (bateria). A banda tocava um Heavy Metal mais melódico e mais rápido parecido com Speed Metal. Assim formava-se o Power Metal , juntando a velocidade do Speed com a harmonia do Heavy.
Características do Power Metal:
-Bateria: a bateria é o foco desse gênero, sendo extremamente rápida;
-Vocal: A voz é limpa podendo ser suave ou grave.
-Guitarra : Quase sempre são duas guitarras ,no entanto uma pode ser substituida por teclado. Existem solos em quase toda a musica.
-Baixo: Sendo veloz igual aos outros instrumentos, explora tecnicas como o tapping, que é bater nas cordas com a ponta do dedo ( Cara,doí!),e o Slap onde bate e puxa a corda.
Outros instrumentos podem ser usados como o teclado que é tão veloz quanto a guitarra.
- Letras: Podem variar, desde fantasia medieval ou lendas até românticas ou positivas.
Atualmente o Power Metal possui varios sub-gêneros:
Classic Power Metal: é o Power Metal americano.Não teve muito sucesso. Ex: Manowar
Melodic Power Metal: Surgiu na Europa e teve seu auge nos anos 80, possui temas inteligentes com positividade. Ex:Sonata Arctica.
Extreme Power Metal: um sub-gênero novo, caracteriza-se por seus vocais rasgados , letras violentas e guitarras mais rapidas que o Power Metal normal. Ex: DragonForce.
Progressive Power Metal: utiliza elementos complexos em suas composições.Ex: Dragon Land
Symphonic Power Metal: utilização de instrumentos sinfônicos clássicos (teclados, flautas, etc).Não usa ritmos complexos, apenas o teclado puramente Power Metal.Ex:Dark Moor
Medieval Power Metal : inspirado no Heavy Metal, com características medievais marcantes e uso da literatura fantasiosa em suas letras.Ex: BlindGuardian.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao pode usar palavras de baixo calao, nem criticar o blog!