sábado, 8 de maio de 2010

Rock Progressivo


Caros leitores,eu já fiz dois post falando sobre rock progressivo aqui no blog,mas não expliquei o que é isso.Embora muita gente saiba o que é,a maioria finge que sabe,ou sabe,mas não conhece,enfim,vou explicar tudo em detalhes.
O rock progressivo é um movimento que surgiu na Europa,como a maior parte do rock(que embora tenha sido criado pelos americanos,surgiu de fato como movimento musical abragente e simbolo de rebeldia na Inglatera,mas isso é tema para outro post),suas principais caracteristicas estilisticas são:

-Músicas de longa duração,verdadeira epopeias musicais com 10,20,30 minutos,algumas durando albuns inteiros.Alguns exemplos são Echoes,Shine on you Crazy Diamond e Atom Heart Mother do Pink Floyd,Thick as Brick,do Jethro Tull,Close to the Edge do Yes(com 18 minutos de duração),todas as músicas do Dream Theather,entre outras musicas de bandas como Rush,Magma,etc.
-Uso de instrumentos eletrônicos,como teclados,sintetizadores e outros,para muitas vezes para criar efeitos psicodelicos,além de instrumentos pouco ligados a estetica tipica do rock,como flautas,bandolins,violinos,trompetes,etc.
-Vocalizações bizarras e uso de harmonias vocais multiplas.
-Letras variadas,mas principalmente com temática de fantasia,ficção cientifica,ou sobre drogas,dramas pessoais,religião,história,guerras,etc.
-Albuns conceituais(que mantém um mesmo tema em todas as faixas,falarei mais sobre albuns conceituais em outro post).Exemplos famosos incluem:The Wall,Pink Floyd e Tales From Topoografic Oceans do Yes.

-Uso da poliritmia,incluindo a sobreposição de ritmos,andamentos e sincopes distintos.
-Incorporação de obras clássicas nos albuns.O Yes,por exemplo,tocava sampler de “Firebird suite” de Igor Stravinsky antes de suas apresentações.
-Solos grandiosos de quase todos os instrumentos,destacando o virtuosismo e feeling dos musicos.
Surgiu a partir do Rock psicodelico,com as bandas da epóca fundindo-o com a musica erudita e ocidental.Os primeiros a apresentar elementos progressivos foram o Pink Floyd e o musico Frank Zappa,sendo seguidos por pelo The Who,o Tangerine Dream(alemãs precursores da musicas eletronica)e outros.
Nos anos setenta surgiriam bandas como o Yes,Emerson Lake e Palmer,Jethro Tull,etc.
A popularidade do movimento progressivo,ou prog para os intimos,cresceu conforme as pessoas abandonavam o otimismo e o estilo sorridente do movimento hippie,em busca de musicas mais sombrias e obscuras,mas que causasem uma sensação reflexão,portas abertas para o Rock Progressivo e o Heavy Metal!
Com tempo varios grupos surgiriam,e muitos adotariam caracteristicas progressivas,como Supertramp,Led Zeppelin e Black Sabbath.
Enfim,com o surgimento da simplicidade do Punk Rock,o prog foi taxado de pretensioso e exagerado,e foi caindo no desgosto da critica e depois do publico.Contudo as bandas mais influentes manteriam suas audiências e sobreveriam.
Nos anos 80 surgiriam outras bandas,do chamado movimento neo-pregressivo,que começariam a adotar um estilo mais simples,deixando de lado as composições complexas e longas,bandas como Marillion,IQ e outras fariam parte desse renascimento.

Por fim nos anos 90 surgiriam outras bandas,que fundiriam o prog ao metal,formando o metal progressivo,destaque para o Dream Theater,e para o Iron Maiden,que também tem adotado um caminho mais progressivo recentemente.Em trabalhos de grupos como Radiohead também se encontram os elementos experimentais do rock progressivo.
Enfim,o rock progressivo é isso,inovação,solos longas,musicas longas,efeitos inovadores e estranhos.A esperimentação,a grandiosidade e a "insanidade"(um bom exemplo é "Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict" do album Ummagumma do Pink Floyd)sempre estiveram de mãos dadas com esse estilo.
A seguir ume pequena compilação de musicas progressivas para vocês de tornarem mais intimos do genero:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nao pode usar palavras de baixo calao, nem criticar o blog!